O manguito rotador é um grupo de músculos e tendões que fazem parte da complexa articulação do ombro, mantendo-o em posição, permitindo movimentação livre dos braços numa enorme amplitude de movimento.
Ele é composto por 4 tendões: supraespinhoso, infraespinhoso, subescapular e redondo menor, tendo , cada um deles , uma função especifica.
Além de fatores mecânicos, existem fatores biológicos que fragilizam esses tendões: degeneração natural pelo envelhecimento, problemas vasculares locais (comuns em quem fuma) e as tendinites (tendinopatias) crônicas.
A cirurgia para reparo das lesões do manguito rotador é feito através de um procedimento chamado artroscopia , onde introduzimos uma ca’mera de alta resolução através de pequenos orifícios e fixamos o tendão acometido ao osso utilizando pequenos dispositivos de fixação chamados de ancoras. O numero de ancoras a serem utilizadas depende do tamanho da lesão.
Existem alguns tipos de ancoras diferentes ( metálicas , bioabsorvíveis , em novelo , com nós e sem nós ).
Após a cirurgia o paciente usa uma tipoia pelo período de 6 semanas em média , porém exercícios domiciliares são iniciados no dia seguinte. Após a retirada da tipoia é iniciado o tratamento com fisioterapia , tendo um prazo de recuperação total em media aos 6 meses de pos operatório.

